domingo, 12 de agosto de 2012

Diretamente do Lugar de Onde Vêm as Mudanças

 Estou escrevendo do Lugar de Onde Vêm as Mudanças!
  Foi difícil encontrar, mas fica depois da Montanha em que se Esconde a Saudade e antes da Caverna pra Onde Vão as Pessoas Esquecidas.
  As mudanças ficam todas aqui, esperando pra acontecer, ansiosas.
  Algumas vezes chegam antes da decisão estar completamente tomada e é preciso suportar um cara que vem lá da Metrópole Onde Moram as Coisas Que Não Devemos Fazer. Ele fica hospedado nas pessoas, lembrando sempre do que foi feito. O nome dele é Arrependimento e ele não anda sem seu irmão, a quem chamam de Se, que adora fazer acreditar que seria melhor se tudo fosse feito diferente.
  Outras vezes, as mudanças vão chegando aos poucos, acostumando-se ao espaço destinado a elas. Essas costumam ser as mais importantes.
  Aqui, é possível ver muitas mudanças: A Mudança Boa, a Mudança Ruim, a Mudança Adequada, a Mudança Sem Sentido, a Mudança Maluca, a Mudança Desnecessária...
  Mas há duas que mais se confundem: a Mudança por Si e a Mudança pelo Outro. E é fácil confundí-las porque quando muda-se para satisfazer o outro, a felicidade dele faz tão bem, que até parece que fez-se por si.
  E a confusão se dissipa quando, por um gracejo do Destino (que é outro cara complicado! Não aceita nada diferente do que ele planejou), a pessoa se afasta e percebe-se que aquela mudança, disfarçada de Mudança Boa, não passava de uma Mudança Desnecessária, às vezes até Mudança Ruim...
  E a mudança anda sempre de mãos dadas com um senhor muito inteligente a quem todo mundo atribui a cura. O nome dele é Tempo. Ele anda num ritmo próprio, alheio a todo o restante. É angustiante, mas estritamente necessário esperá-lo.
  O relógio dele não tem ponteiros...
  A verdade é que parece muito difícil encontrar e leva algum tempo, mas o Lugar de Onde Vêm as Mudanças fica tão perto, mas tão perto que, pra chegar lá, você não precisa se mover nenhum centímetro do corpo pra fora, mas precisa se mover quase todo do corpo pra dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário